sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Informaticamente falando...




Para os leitores mais antigos do site, alguns podem se lembrar das matérias do "Eletronicamente falando...", que falávamos sobre assuntos diversos sobre eletrônica, e suas ciências. Infelizmente, a série de matérias acabou morrendo, mas aqui estou eu para ressuscita-las! Mas como de estudante técnico de Eletrônica, hoje sou estudante de graduação em Sistemas de Informação, porque não falar dela, da INFORMAÇÃO, traduzida pelas diversas ciências da Informática!

Nesse primeiro "Informaticamente falando..." nós falaremos sobre a INTERNET, a rede mundial de computadores que a menos de 20 anos estava ganhando forma(porém foi inventada bem antes, veremos isso) e hoje já é um meio essencial para a vida, e aos poucos vai se tornando uma nova máquina de fazer dinheiro para as empresas e websites.

A primeira idéia de Internet surgiu em 1969, antes disso todas as redes de computadores e banco de dados militares eram centralizados, o problema disso é que um ataque inimigo na base significava a perda total de comunicação entre as tropas e o comando. Nos tempos de Guerra Fria, os EUA criaram o ARPA, justamente para criar novas tecnologias para "baterem" a União Soviética. Ai se decidiu descentralizar a rede de computadores, criando uma grande malha de computadores, interdependentes, porém se algum fosse danificado, a rede não cairia. Esse sistema se chamava ARPANET.

Após várias outras redes aliadas e de comunicação começarem a ser interligadas a ARPANET, em 1980, ela se passou a chamar Internet. A internet, assim como os computadores da época, exerciam funções simples, como cálculos, envio de emails e bate-papo. Mas a idéia de uma rede Internet começou a interessar instituições científicas, que também se ligaram a ARPANET/Internet, para trocarem notações científicas com outras instituições. A rede cresceu tanto, que em 1983 os militares a abandonaram, passando a ser apenas um canal de comunicação científico.

A evolução da Internet para parte do que vemos hoje ocorreu no fim da década de 80. Quando o cientista da CERN Tim Bernes-Lee criou o tão popular WWW(World Wide Web). Bernes sugeriu que a internet deveria ter um protocolo único(HTTP) e uma linguagem de fácil leitura(HTML), e com isso criariam um sistema de hipertextos e hiperlinks para se comunicarem. Na primeira demonstração dessa idéia aos seus diretores, foi dito por um deles "Vago, mas excitante". Na verdade, as primeiras páginas eram só textos formatados linkando outros textos formatados, basicamente. Veja o exemplo abaixo, de como era uma página, porém em preto e branco.


Com a criação do HTML, as linguagens e protocolos foram evoluindo. Com linguagens mais evoluídas como FLASH e PHP, junto com a evolução da própria HTML(Que tem como padrão hoje o HTML4, com o HTML5 se popularizando), a internet evoluiu, e se tornou o que vemos hoje.

Até a próxima!

2 comentários:

Doutor Radioativo disse...

Legal sbaer de todo este histórico e eu não sabia que existiam tantos tipos de HTML. Falando nisso, o Google anunciou que está criando uma linguagem para derrubar o HTML, não anunciou?

Filipe Araújo disse...

Que eu saiba é mais uma tentativa frustrada da GOOGLE, tanto que os usuários do Google Chrome já podem testar o Youtube com HTML5 numa fase BETA...eu nem tive muito tempo para testar direito, mas um ou dois videos q eu vi, me pareceu bem equilibrado. A diferença é que o HTML5 age direto como linguagem, já o Flash tem que passar pelo compilador da Adobe, e fica bem mais pesado usa-lo...mas ao que parece o HTML5 só substitui o FLASH em parte, para o alívio da Adobe :P

BlogBlogs.Com.Br